top of page

Rinite alérgica


🤧 A rinite alérgica é uma condição na qual a mucosa nasal fica inflamada devido à exposição a alérgenos, como pólen, ácaros, pelos de animais e mofo. É importante diferenciar os sintomas da rinite alérgica de outras condições respiratórias para um diagnóstico e tratamento adequados. Aqui estão algumas características distintas dos sintomas da rinite alérgica:


Sintomas Comuns da Rinite Alérgica:

👉Espirros Frequentes: Os espirros são uma resposta comum à irritação da mucosa nasal causada pelos alérgenos e eles acontecem mesmo sem outros sintomas de resfriado como dor no corpo e mal estar.


👉Coriza: Uma secreção nasal aquosa e clara é um sintoma típico da rinite alérgica. Pode variar em intensidade ao longo do dia. Diferente da secreção de uma sinusite essa é transparente e incolor!


👉Coceira no Nariz, Olhos e Garganta: Sensações de coceira no nariz, nos olhos e na garganta são frequentes na rinite alérgica.


👉Congestão Nasal: A congestão nasal é causada pela inflamação da mucosa nasal e pelo aumento da produção de muco. O nariz fica entupido e pode ocorrer de forma basculante, isto é, ora de um lado, ora do outro, ora nenhum.


👉Olhos Vermelhos e Lacrimejantes: Os olhos podem ficar vermelhos, lacrimejantes e irritados já que existe uma relação de proximidade do nariz com o olho. Além disso, os alérgenos podem causar diretamente uma conjuntivite alérgica.


Diferenciação de Outras Condições:


👉 Resfriado Comum: Embora possa haver sobreposição de sintomas, o resfriado comum geralmente causa febre, dor de garganta e uma sensação geral de mal-estar, que não são características da rinite alérgica.


👉Sinusite bacteriana: A sinusite bacteriana é uma infecção dos seios nasais que pode vir após um resfriado (formalmente chamado de sinusite aguda viral) que pode causar sintomas semelhantes aos da rinite alérgica mas a secreção tende a ser mais densa e branca.


👉Rinite Vasomotora: Essa forma de rinite é causada por mudanças na temperatura, alimentos picantes ou fumaça, e não está ligada a alérgenos. Pode ser difícil distinguir da rinite alérgica, mas os desencadeantes são diferentes.


👉Corpo estranho: Algumas crianças e até adultos desavisados, podem introduzir objetos dentro do nariz e este ficar totalmente ou parcialmente retido. O resultado são sintomas irritativos semelhantes ao da rinite associado a uma secreção nasal mais abundante do que na rinite. Uma outra diferença é que os sintomas são somente do lado onde o objeto foi introduzido.


Se você suspeitar que tem rinite alérgica, é aconselhável consultar um otorrino ou alergista para um diagnóstico preciso. Eles podem avaliar seus sintomas para determinar a melhor abordagem de tratamento e seguimento.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cerume

Comentarios


bottom of page