top of page

Saiba a importância da lavagem nasal com soro fisiológico



👃 A lavagem nasal com soro fisiológico é um procedimento simples que envolve a introdução de uma solução salina suave nas narinas para limpar, umidificar e otimizar o batimento das células ciliares nasais Essa prática tem vários benefícios reais tais como:


1️⃣ Hidratação da Mucosa Nasal: O Nariz tem a função de filtrar, umidificar e aquecer o ar. O ar seco, poluição e outras condições ambientais e inflamatórias podem ressecar a mucosa nasal, causando além de desconforto o aumentando do risco de infecções e sangramentos. Com a lavagem melhoramos a umidade presente no muco e dessa forma ele se torna mais eficiente em capturar as partículas oriundas do meio ambiente, na medida em que inspiramos. Além disso, ocorre melhor umidificação e aquecimento do ar.


2️⃣ Remoção de mecânica de patógenos: A lavagem nasal, quando feita com pressão e volume é capaz de remover mecanicamente microorganismos que estejam colonizando o nariz e seios da face. Isso tem especial importância nos quadros de sinusite agudas e crônicas onde há um maior acúmulo de secreção e formação de verdadeiros ninhos de bactérias, aos quais damos o nome de biofilmes.

3️⃣ Melhor Eficiência do Batimento Mucociliar: Uma das características das células da mucosa nasal é que ela possui pequenos cílios que se movimentam de maneira rítmica, conduzindo o muco em direção a boca e estômago. A idéia é levar para o trato gastrointestinal as substâncias retidas no nariz removendo-as de dentro da fossa nasal, mantendo assim esse filtro sempre "limpo". O Soro Fisiológico, devido a sua concentração de sódio, melhora a performance do batimento dos cílios, induzindo a um processo de autolimpeza. Sendo assim, mesmo o uso de sprays, ao invés da lavagem mais intensa, já trazem um benefício nesse sentido. 4️⃣ Prevenção de Infecções: Uma vez que a lavagem otimiza a retenção de partículas, ao mesmo tempo que melhora a remoção destas, há menor risco de que um microorganismo cause uma infecção de vias respiratórias. Ao ficarem presos no muco, muitas bactérias e vírus são neutralizados por substâncias ali presentes e ao serem deglutidas caem no ácido gástrico e são degradados. Além disso, acredita-se que nesse processo, esses microorganismos neutralizados são apresentados às células de defesa do nosso corpo, que por sua vez, aprendem como combatê-los. Isso é um dos possíveis motivos pelos quais algumas pessoas têm imunidade a doenças, sem nunca terem se vacinado ou tido a doença. É possível que elas já tenham entrado em contato com o patógeno, mas o sistema de filtro e aprendizado imune foi eficiente em produzir defesas antes mesmo de uma infecção manifesta.


5️⃣ Alívio de Congestão Nasal: A remoção de secreção, seja mecânica ou mesmo pela otimização do batimento mucociliar permitem uma melhor passagem do ar, garantindo uma sensação de alívio e melhor respiração. Em última análise, isso permite maior fluxo de oxigênio para os pulmões podendo até mesmo garantir melhor performance em atividades físicas.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cerume

Comments


bottom of page