Dor no rosto O mito da sinisite

DOR NA CARA: O MITO DA SINUSITE E O MAL

DA SOCIEDADE MODERNA

Na prática diária otorrinolaringológica é muito comum recebermos pacientes que se queixam de dor na face ou dor de ouvido. Talvez, essas duas queixas associadas correspondam a mais de 50% dos atendimentos da otorrinolaringologia no pronto socorro adulto.

Tontura e labirintite tem diferença?

TONTURA E LABIRINTITE 

TEM DIFERENÇA?

Tontura é uma queixa muito comum, não só entre os pacientes que procuram o otorrino, mas também entre os que procuram atendimento médico em geral. Pelo senso comum, muitos desses pacientes com tontura pensam que tem labirintite, afinal quase todo mundo já ouviu falar esse nome. Todavia, para a maior parte das vezes, a verdadeira causa da tontura não é por labirintite.

mau-halito.jpg

MAU HÁLITO

OU HALITOSE

Mau hálito ou halitose é um problema que pode comprometer até 30% da população geral. É definido como o mau cheiro da boca em um nível acima do que é socialmente aceito. 

A maior parte dos casos de halitose derivam de causas que ocorrem dentro da própria boca estando associados a problemas gengivais e dentários, ainda que a língua também seja uma origem importante para o problema. 

mucocele.jpeg

MUCOCELE ORAL:

O QUE É ISSO

A mucocele é uma lesão benigna da boca que parece uma “bolha” com conteúdo líquido. Normalmente surge na mucosa do lábio inferior, mas pode também aparecer em outras localizações como no lábio superior, mucosa jugal (parte interna da bochecha), palato (arco ao lado da campainha), região retromolar e ventre de língua (parte de baixo). 
 

swimmers-ear-90614227.jpg

OTITE EXTERNA: A DOR DE OUVIDO DO VERÃO

A otite externa é uma infecção do canal auditivo externo, isto é da pele do pertuito que vai desde a parte externa do orifício do ouvido até a membrana do tímpano. Ela é causada por bactérias e fungos e surge da combinação entre contato com a água, calor e algum trauma como manipulação do ouvido com dedo ou cotonete. Sendo assim, é mais comum no verão quando por conta das férias há maior exposição a água e por conta do calor.

leia mais...

Crowd with Masks

PERDA AUDITIVA NA PANDEMIA: O EFEITO DA MÁSCARA

Desde o começo da pandemia, muitas mudanças aconteceram em nossas vidas. Para nos protegermos, passamos a adotar o uso diário de máscara. No entanto, apesar de essencial, esse equipamento de proteção vem atrapalhado a comunicação de várias pessoas, principalmente daquelas que já tinham problemas auditivos.